A BBA Consultoria, em parceria com especialistas, desenvolveu uma metodologia exclusiva para adequar sua organização à LGPD, utilizando mecanismos simples, seguros e eficientes.
A Consultoria em LGPD oferece um excelente custo-benefício, pois dimensionamos os serviços de acordo com o tamanho da sua organização, resumindo-os nas seguintes etapas:
Iniciamos nossos primeiros projetos com foco em LGPD no início de 2019. Desde então, implementamos constantes melhorias para torná-los mais simples, flexíveis e em conformidade, atendendo aos mais variados nichos de mercado e sempre seguindo as melhores práticas.
Assessment
O passo a passo para se adequar com Segurança à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Entender se o seu negócio será impactado pela Lei Geral de Proteção de dados. Existem duas formas de você obter essa resposta:
- A primeira é fazer uma leitura seguida de interpretação da Lei nº 13.709/2018 ou (ii) consultar especialistas para prestar informações detalhadas.
- Também podemos te ajudar neste processo.
- Com a compreensão do texto legal e da abrangência a recomendação é preparar a organização para a condução das iniciativas de adequação.
- Tratar o tema como projeto corporativo é o melhor dos mundos.
Como projeto, designar um responsável interno para conduzir o tema em conjunto com a consultoria e/ou formar um time disciplinar também é uma excelente iniciativa.
Visando apoiá-los neste processo, elaboramos uma análise de risco inicial, onde após a análise das informações, é possível apresentar:
- Relatório de Risco Inicial para o seu negócio; e
- Dimensionar a quantidade de horas necessárias para início da jornada de adequação que abordaremos a seguir:
Entretanto, antes de encaminhar o questionário recomendamos a realização de uma apresentação técnica do projeto completo de modo a dar aos envolvidos no projeto uma visão global não só do contexto, mas também dos impactos.
- Clique a seguir para agendar uma apresentação comercial do projeto (Agende um horário conosco).
- Realizada a apresentação disponibilizamos o questionário para o responsável. link do formulário.
- Caso seja do seu interesse baixar o questionário e nos encaminhar diretamente às suas informações, clique aqui.
Com as respostas do questionário e o envio do organograma da empresa ou das empresas teremos condições de dimensionar não só as horas necessárias, mas o perfil do consultor envolvido no projeto, sempre como a supervisão da BBA Consultoria especializada em compliance.
Além do envio da proposta técnica encaminhamos um relatório de risco inicial que tem por finalidade demonstrar aos tomadores de decisão o nível de risco e o grau de comprometimento do negócio.
Caso a proposta comercial seja aceita, é realizado o agendamento da reunião de kick off onde são apresentados:
- Cronograma sugerido
- Termo de Abertura do Projeto
- Dicionário da Estrutura Analítica do Projeto
- Estrutura Analítica do Projeto
Com a documentação assinada é dado início aos trabalhos.
Fases do Projeto
Focos nos registros e na documentação
Identificação, Análise
e Classificação de Riscos
Nesta fase do projeto pode ser inserido cumprimento de obrigações legais (MVP da Privacidade) proporcionando a organização o atendimento aos requisitos mínimos exigidos por lei, de modo a atender ao direito dos titulares de dados pessoais. (recomendado)
Com a entrega do relatório de risk assessment a organização é capaz de avaliar quais as medidas podem ser adotar de pronto e quais aquelas que precisam de um planejamento a curto, médio e longo prazo.
Juntamente com o relatório final apresentamos uma sugestão de plano de ação para que a organização se planeje para atender os gaps identificamos e as recomendações técnicas, físicas e organizacionais.
Novamente, nossa equipe pode apoiá-los nesta fase, não só atuando como Encarregado de dados As a Service como também As a Consulting apoiando e orientando a equipe interna designada.
Importante esclarecer que pode ser incluído nesta fase inicial do processo, a adoção de medidas urgências para preparar a organização a atender minimamente as exigências legais, enquanto o sistema não esteja totalmente implementado.
A organização avaliar o plano de implementação sugerido e de acordo com as suas necessidades, prioridades e orçamento contrata à consultoria para apoiá-la nesta fase de adequação de acordo com os riscos identificados.
Entre em contato conosco em entenda melhor a jornada de adequação com as etapas de Implementação em especial na fase 3 e 4 (link para a página de compliance (SGIP)).
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