Programas de Compliance,  Integridade (CGU), Decreto 8.420/2015, Antissuborno ISO 37001:2018, Atílio Augusto Segantin Braga, Auditor Interno de Compliance, Proteção de Dados, Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD), LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, Data Protection Officer - DPO, Encarregado de Dados, Empresa Especializada   na prestação de Serviços de Encarregado de Dados - DPO. Empresa Especializada em Treinamentos de Compliance e Proteção de Dados. Banco Bradesco S.A., Gerente Jurídico, Gerente de Compliance, Gestão de Riscos Corporativos, AB2L, UNIOPET, Instituto Nacional de Proteção de Dados, Conselheiro, Unisociesc, IEL Paraná. Linkedin

Programas de Compliance Antissuborno

No Brasil a necessidade e a responsabilidade do setor de compliance só aumentou com a criação da Lei Anticorrupção – lei nº. 12.846 de 1º de agosto de 2013, essa lei como toda lei tem em seu texto sanções e punições para os atos considerados corruptiveis e são aplicadas as empresas que foram pegas em atos ilicitos.
 
Com isso, essa metodologia vem crescendo principalmente nas empresas que prestam serviços para órgãos públicos tendo em vista todas as situações que vem acontecendo envolvendo esse setor e não somente as empresas que tem relacionamento com setor público buscam essa implementação nas empresas que querem demonstrar credibilidade e confiablidade para os clientes e cumprimento de regras. As que não cumprem acabam fazendo parte do Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), com a listagem de todas as empresas condenadas no âmbito desta lei. 
 
Na sequência a Lei de 2013 em 2016 entrou em vigor a ISO 37001:2016 Sistemas de Gestão Antissuborno, que orienta a gestão de procedimentos é uma norma aplicável somente em empresas que querem combater, Lavagem de Dinheiro, Cartel, Fraudes, Antitruste, etc.
 
A certificação ISO 37001 é a única certificação com reconhecimento internacional para um programa de compliance, já adotada em diversos países é referência para inúmeras organizações.
 
Tem a mesma estrutura de uma norma ISO que facilita a orientação e o gerenciamento dos requisitos aplicáveis e cumprimento da lei Anticorrupção. É auditável e recebe um certificado de conformidade após auditoria realizada por Organismo Credenciado.

 

A BBA Consultoria apoia sua organização em todas as etapas dessa jornada.

ISO 37001:2016 e ISO 19600:2014

Principais pilares para implementação de um Sistema de Gestão de Compliance Antissuborno

 

  • Ter Politica Antissuborno 
  • Gerenciar e minimizar Riscos
  • Aumentar a Confiança entre as partes interessadas
  • Aumentar a Reputação da Empresa diante do mercado
  • Melhorar a administração interna e como chamamos governança corporativa
  • Reduzir e ou Prevenir problemas internos e implicações legais
  • Realizar a gestão de terceiros na viabilização de contratação e expansão do mercado interno e externo

O que fazemos? 

Prestamos consultoria, auditoria interna e treinamentos em:

 

  • Implementação dos Requisitos da NBR ISO 37001:2017
  • Atendimento a legislação aplicável
  • Avaliação de Riscos e Compliance
  • Acompanhamento Due Diligence
  • Gestão de Riscos 

 

 

whistleblower9.jpgProgramas de Compliance,  Integridade (CGU), Decreto 8.420/2015, Antissuborno ISO 37001:2018, Atílio Augusto Segantin Braga, Auditor Interno de Compliance, Proteção de Dados, Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD), LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, Data Protection Officer - DPO, Encarregado de Dados, Empresa Especializada   na prestação de Serviços de Encarregado de Dados - DPO. Empresa Especializada em Treinamentos de Compliance e Proteção de Dados. Banco Bradesco S.A., Gerente Jurídico, Gerente de Compliance, Gestão de Riscos Corporativos, AB2L, UNIOPET, Instituto Nacional de Proteção de Dados, Conselheiro, Unisociesc, IEL Paraná. Linkedin